terça-feira, 14 de abril de 2015

A importância do brincar

          Segundo Piaget (1967), “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. No brincar ludicamente acontece a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré – operatório. 
O brinquedo é o desenvolvimento da criança é objeto que dará o suporte a brincadeira. Brincando que a criança inventa, explora, aprende e descobre suas habilidades, além de estimular a autoconfiança, curiosidade e a autonomia da mesma, permitindo assim que ela adquira seu desenvolvimento da linguagem, criatividade, concentração, atenção e até mesmo influenciará na formação caráter da criança.
            Segundo Vygotsky, a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todas as brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, como naquelas de faz de conta, como ainda nas que exige regras (BERTOLDO, RUSCHEL).

 O brincar é um objeto de grande aprendizagem das crianças. Principalmente na Educação Infantil, onde o mesmo faz parte da dia a dia da criança fazendo assim  com que o conhecimento aconteça de forma inesperada, lúdica e prazerosa.

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