Segundo Piaget (1967), “o jogo não pode
ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois
ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. No brincar
ludicamente acontece a construção do conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor
e pré – operatório.
O brinquedo é o
desenvolvimento da criança é objeto que dará o suporte a brincadeira. Brincando
que a criança inventa, explora, aprende e descobre suas habilidades, além de estimular
a autoconfiança, curiosidade e a autonomia da mesma, permitindo assim que ela adquira
seu desenvolvimento da linguagem, criatividade, concentração, atenção e até
mesmo influenciará na formação caráter da criança.
Segundo Vygotsky, a
brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas
estão presentes em todas as brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, como
naquelas de faz de conta, como ainda nas que exige regras (BERTOLDO, RUSCHEL).
O brincar é um objeto de grande aprendizagem das crianças. Principalmente na Educação
Infantil, onde o mesmo faz parte da dia a dia da criança fazendo
assim com que o conhecimento aconteça de forma inesperada, lúdica e prazerosa.
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